O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) disponibilizou o serviço on-line de Cancelamento da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e), no caso de desistência da venda ou preenchimento incorreto do documento. Para isso, basta acessar o site www.detran.pb.gov.br.
A ATPV-e é a versão digital do documento que comprova a transação comercial. Ou seja, quando um automóvel é vendido, é necessário preencher a ATPV-e para que a mudança de dono seja validada. Até janeiro de 2021 este documento era conhecido como DUT (Documento Único de Transferência), encontrado na parte de trás do CRV.
Procedimentos para cancelamento da ATPV-e:
- Acesse o Portal de Serviços do Detran-PB e siga os passos para realizar o cadastro (se não possuir), colocando o número do CPF e e-mail válido. Você receberá um código por e-mail para validar seu cadastro e criar senha de acesso;
- Acesse novamente o portal com CPF/CNPJ e senha e, em seguida, selecione a opção ‘Veículos’ (menu lateral), depois ‘CANCELAR INTENÇÃO DE VENDA (ATPV)’ e preencha os dados solicitados;
- Após o preenchimento dos dados solicitados, o sistema apresenta uma opção para emitir boleto. Após efetuar o pagamento, aguarde 30 minutos (no mínimo). Depois acesse o sistema na opção ‘CANCELAR INTENÇÃO DE VENDA (ATPV)’ e informe os dados solicitados. Se o pagamento estiver efetuado, o sistema vai apresentar a opção ‘Confirmar Cancelamento de ATPV’. Feito isso o veículo estará liberado para registrar uma nova intenção de venda.
Da redação com Ascom
Comentários
Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.









