Agricultores familiares paraibanos estão tendo oportunidade de substituir a energia elétrica em suas lavouras irrigadas por energia solar, por meio do Programa PB Rural Sustentável/Projeto Cooperar.  O subprojeto Tecnologias Sociais, do qual faz parte a tipologia energia solar, está com Edital aberto até o dia 16 de maio.

É uma oportunidade de substituição da energia elétrica, que tem custo significativo para o agricultor familiar que possui uma pequena área com cultura irrigada. Os interessados poderão enviar suas demandas, de acordo com o edital que se encontra no portal e nas redes sociais do Cooperar.  

Poderão participar das chamadas públicas associações comunitárias e cooperativas sediadas na zona rural. O agricultor a ser beneficiado, obrigatoriamente, tem que ser associado.

Até o momento, foram apresentadas 122 demandas para o subprojeto Tecnologias Sociais, que representam em torno de 1.220 famílias. Dessas Tecnologias, 22 associações demandaram energia solar.

Após o encerramento do prazo do edital das Tecnologias Sociais, serão realizadas visitas técnicas para conhecimento da realidade do campo e das famílias.

Outro subprojeto do PB Rural Sustentável, que é o de Acesso à Água, utilizará energia solar para operação de três sistemas de abastecimento de água: Sistema de Abastecimento de Água Singelo (ADS), Sistema de Abastecimento de Água com Dessalinizador e Sistema de Abastecimento de Água Completo (ADC). Esse último levará água tratada até as residências.

Da redação com Ascom

Comentários


Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.