Um município de apenas 18 mil habitantes localizado a 330 km de Fortaleza teve a eleição mais disputada em todo o país nesse domingo (2). Em Cariús, houve empate na primeira colocação: Iran (PSDB) e Nizo (PMN) obtiveram 5.811 votos cada (48,34% dos votos válidos cada um). A eleição acabou decidida de maneira inusitada: melhor para Iran, de 46 anos, que venceu Nizo, de 41, por ser mais velho.

O critério da idade é previsto para desempate pelo artigo 110 do Código Eleitoral. “Em caso de empate, haver-se-á por eleito o candidato mais idoso”, diz a lei. Mas esse expediente raramente é utilizado. Os outros dois candidatos tiveram votação inexpressiva: Ana Maria (PCdoB) recebeu 358 votos e Luiz Caximbo (Psol) obteve 40.

Por pouco outros sete municípios não tiveram de apelar à idade para definir seus prefeitos. Em Pescaria Brava (SC), Caseiros (RS), Serranos (MG), Aral Moreira (MS), Barra do Ouro (TO), Palestina (AL) e Bom Sucesso de Itararé (SP) o vencedor conquistou um voto a mais que o seu principal adversário.

Comentários


Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.