A Paraíba realizou, na última sexta-feira (14), a primeira cirurgia robótica oncológica 100% SUS, marco viabilizado pelo convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa.
A iniciativa inédita fortalece a assistência oncológica estadual por meio dos Programas Paraíba Contra o Câncer e Opera Paraíba, garantindo que pacientes regulados tenham acesso à tecnologia cirúrgica de alta precisão do sistema robótico Da Vinci XI, antes restrita ao setor privado.
A cirurgia realizada foi uma prostatectomia radical que, com o sistema robótico, consiste em um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para remoção da próstata e tratamento do câncer.
O paciente, residente de Campina Grande, passou pelo fluxo de exames, avaliação oncológica e indicação cirúrgica dentro dos programas estaduais, até a definição da cirurgia robótica como a abordagem mais adequada.
O diretor de Regulação do Estado, Lucas Lima, afirmou que a realização do procedimento amplia a capacidade da rede pública de oferecer tratamentos de alta complexidade a usuários do SUS, que passam a ter acesso a uma tecnologia cirúrgica de alta precisão antes restrita ao atendimento privado.
Da redação com Ascom
Comentários
Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.









