Nos dias atuais, é comum estar conectado à internet e vermos nas redes sociais um grande número de marcas que utilizam diversas plataformas para chegarem mais perto dos seus clientes, com o intuito de analisar o modo como são vistas e entendidas por eles no mercado.
Segundo pesquisa feita pelo IBGE em 2016 o Brasil possui 116 milhões de usuários conectados à internet. O consumidor hoje está cada dia mais conectado e pode ser tão persuasivo quanto as próprias publicidades de uma marca. A internet e as redes sociais permitiram aos seus usuários um “poder” de escolha que pode vir a influenciar diretamente nas decisões da marca e na sua imagem.
A troca de informações nas plataformas digitais apresenta vantagens de um maior discernimento para a marca sobre o que os consumidores querem, mas em contrapartida também mostra desvantagens de não poder mensurar todos os desejos dos usuários nesse amplo espaço de informações. O consumidor está mais ativo entendendo mais sobre os impactos dos produtos e serviços que uma marca oferece.
Podemos observar em meio a interação desses usuários nas redes socias, que hoje em dia não é só o produto ou o serviço que tem mais relevância em uma marca, mas sim o que ela faz e o que representa no mundo. Com isso, percebe-se uma grande evolução na forma de comunicação das empresas e das marcas, que vêm se adaptando aos novos modelos de consumo onde o consumidor que antes era um agente passivo, hoje além de ser influenciado, vem influenciando e transformando o espaço mercadológico.
Autor: Brendon Lee Lima Brito do Nascimento
Graduando em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda – Faculdade Reinaldo Ramos / Cesrei
Comentários
Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.









