A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá explicar aos senadores a não utilização, para reduzir as contas de luz, de R$ 60 bilhões de crédito que os consumidores têm nas distribuidoras por cobrança indevida de tributos.
A iniciativa é do senador Fabio Garcia (União-MT), que sugeriu uma audiência na Comissão de Infraestrutura (CI) para discutir a liberação desses créditos, que deveriam ser usados para diminuir as tarifas dos brasileiros.
Em pronunciamento no Plenário, na terça-feira (19), ele explicou que esse crédito se refere à incidência indevida do ICMS na base de cálculo da contribuição do PIS/Cofins, na conta de luz paga pelos consumidores. Para Fábio Garcia, não é justo que os consumidores paguem uma conta de luz que atinge preços ‘inaceitáveis’, se existe esse valor nas mãos das distribuidoras de energia.
Agência Senado
Comentários
Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.









