O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, finalizou na última sexta-feira (10), em Cajazeiras, o ciclo de capacitações descentralizadas para técnicos operadores do Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico.

Ao todo, foram capacitados 268 profissionais, em quatro etapas (João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras), alcançando os 223 munícipios paraibanos.

As Capacitações aconteceram com o objetivo de qualificar e fortalecer o CadÚnico como tecnologia social de identificação de famílias em situação de vulnerabilidade. Em cada etapa, os entrevistadores, técnicos de Vigilância Socioassistencial e dos Cras qualificaram as discussões sobre os formulários do Cadastro, o Busca Ativa e a elaboração do projeto executivo do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (Procad-Suas).

O CadÚnico é um banco de dados criado pelo Governo Federal, no qual estão inseridas as informações das famílias de baixa renda no Brasil. Operacionalizado e atualizado pelas equipes das prefeituras, compete à equipe do Governo do Estado dar apoio técnico, assessoramento e acompanhamento para que a operacionalização aconteça de forma qualificada.

Na Paraíba, atualmente, mais de 1,1 milhão de famílias estão no CadÚnico. Dessas, mais de 680 mil famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Da redação com Ascom

Comentários


Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.