O Hospital Regional de Guarabira (HRG), da rede estadual de saúde e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), possui um espaço dedicado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica. Inaugurada recentemente, a Sala Lilás oferece assistência humanizada e sigilosa, garantindo suporte multidisciplinar para que essas mulheres recebam o cuidado que necessitam.
Com a disponibilização da Sala Lilás, o hospital atende à Lei 14.847, que determina que mulheres vítimas de violência sejam acolhidas e atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS) em um ambiente que garanta privacidade e restrição do acesso. Na região do brejo paraibano, o HRG é a primeira unidade hospitalar a oferecer o serviço.
Para o atendimento das mulheres, a sala conta com uma equipe multiprofissional composta por psicólogo, assistente social, enfermagem e médico, dependendo da necessidade de cada paciente. “A sala contempla equipes multiprofissionais a postos para acolher essas mulheres que tanto precisam de atendimento nesse momento tão difícil, que é o momento de uma agressão”, comentou Élvio Lucena, responsável pela Sala Lilás e coordenador de Psicologia do HRG.
Da redação com Ascom
Comentários
Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.