Com uma política de Linguagem Simples em vigor, implantada por meio do Ato da Presidência nº 77/2024, o Tribunal de Justiça da Paraíba está entre os sete tribunais do país que já estabeleceram diretrizes para adotar a padronização das ementas, que são os resumos das decisões judiciais, segundo destacou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Com esta iniciativa, o Poder Judiciário estadual atua em consonância com o Pacto Nacional do Judiciário da Linguagem Simples, tendo sido, inclusive, reconhecido pelo Conselho com o Selo Linguagem Simples.

O juiz do TJPB, Natan Figueredo Oliveira, diretor do Fórum de Sousa e gestor do projeto ‘Transformando a Justiça pela Linguagem Simples’, explicou que a ideia é facilitar a comunicação com a população, tornando os textos mais claros e objetivos. Segundo pontuou, ter diretrizes para padronizar as ementas é essencial na garantia de que as pessoas entendam o que foi decidido.

TJPB

Comentários


Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.