A senadora Nilda Gondim (MDB-PB) destacou a Língua de Sinais como importante meio de acesso das pessoas surdas à educação adequada e à consequente melhoria das suas condições de aprendizado e de cidadania.
Enaltecendo o trabalho dos profissionais que ensinam e que atuam em outras áreas da interpretação da fala por meio de gestos, a parlamentar emedebista reconheceu a importância da data de 23 de setembro (instituída pela Organização das Nações Unidas para celebrar o “Dia Internacional da Língua de Sinais”) e lembrou que no dia 26 de setembro é celebrado no Brasil o “Dia Nacional do Surdo”.
Para Nilda Gondim, é importante que se apoie e se estimule no Brasil a ampliação do ensino da Língua de Libras (sigla utilizada para identificar a Língua Brasileira de Sinais), não somente junto aos deficientes auditivos, mas também a todas as demais pessoas, especialmente aos estudantes, como forma de alargar os espaços de inclusão social de um segmento que representa um universo de 70 milhões de pessoas que hoje vivem com surdez em todo o mundo, a maior parte delas em países em desenvolvimento.
Da redação com ascom
Comentários
Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.









