O ônibus nunca foi tratado com o devido respeito e quase sempre foi considerado o patinho feio do sistema de transporte urbano em todo o país. Há quem, inclusive, proclame que o ônibus é um mal necessário à própria vida das cidades; afinal, ele congestiona o trânsito, provoca acidentes, faz muito barulho, polui o ar e, ainda, presta um serviço que, diga-se de passagem, pode ser melhorado, desde que lhe seja dado à devida prioridade.
Como na maioria das cidades brasileiras, em Campina Grande também tem parcela da sociedade que critica o transporte público por ônibus; os políticos ignoram, as autoridades negligenciam, alguns formadores de opinião detonam e muito poucos usuários reclamam.
Pela complexidade da operação, as reclamações não deixarão de existir. Porém, é impossível às empresas oferecer um serviço de qualidade à população enquanto o transporte por ônibus não for tratado com prioridade, tendo faixa exclusiva para sua circulação, ruas planejadas para receber o serviço de transporte coletivo; melhor pavimentação, menos “quebra-molas” e semáforos inteligentes que, igualmente, priorizem o ônibus urbano. Que a cidade tenha mais abrigos e pontos de paradas que ofereçam o mínimo de informações aos passageiros. A segurança pública também precisa ser uma aliada, para evitar as constantes práticas de delitos contra os usuários e o próprio sistema.
Mesmo com todas as adversidades e dificuldades operacionais, ainda é esse meio de transporte que leva as pessoas, diariamente, para o trabalho, para a escola, para o hospital, para o lazer, para as compras e, ao final do dia, de volta para casa.
Poucos sabem que, para atender essas e outras necessidades diárias de deslocamento das pessoas de nossa cidade, 200 ônibus circulam pela cidade, inclusive nos três distritos, rodando aproximadamente 1,3 milhão de quilômetros para transportar cerca de 2,3 milhões de passageiros/mês.
É o único do sistema de transporte público que oferece descontos de 50% no valor da tarifa e gratuidades para idosos e pessoas com deficiências, atendendo até às 23h30.
Para quem também ainda não sabe o sistema de transporte público por ônibus de Campina Grande gera cerca de 1.200 empregos diretos e mais de 500 indiretos.
Fazendo a parte que lhes cabe, as empresas não têm medido esforços para oferecer o melhor serviço aos seus clientes. Anualmente, a frota tem sido renovada em 10% e investimentos continuamente são feitos em projetos sociais, em programas de capacitação profissional e em tecnologias, que permitem o monitoramento da frota por GPS e, aos passageiros, o direito de acompanhar ‘online’ todas as rotas e horários dos ônibus, 24 horas do dia, os sete dias da semana.
O serviço de crédito eletrônico destinado aos passageiros também conta com uma vasta rede de atendimento, que funciona todos os dias da semana, através de uma parceria feita pelas empresas de ônibus com estabelecimentos comerciais localizados nos diferentes bairros e nos distritos. São mais de 150 pontos!
Acredito que o patinho feio do transporte urbano pode, um dia, ser visto com outra percepção. Esta melhora vai acontecer quando as autoridades e a sociedade priorizarem o transporte público por ônibus, entendendo que ele é um serviço essencial para a nossa gente, que usa o sistema para as atividades de trabalho, escola, para as compras, lazer…
Geovanne Santos
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