Em missão oficial na China, o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, se reuniu na última sexta-feira (13), em Xangai, com executivos do setor de biotecnologia e oncologia. O objetivo do encontro foi dialogar sobre meios de cooperação entre o Governo da Paraíba, por meio do Laboratório Industrial e Farmacêutico (Lifesa), para ampliar e facilitar o acesso a medicamentos usados no tratamento contra o câncer.

Na ocasião, a delegação paraibana, que também é composta pelo secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra; o presidente do Lifesa, Luciano Piquet; e a diretora industrial do órgão, Claudia Santana, também visitou os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento da empresa, cujo nome não pode ser divulgado por questões de confidencialidade.

Segundo o vice-governador, a cooperação com indústrias farmacêuticas chinesas pode facilitar o acesso aos medicamentos, evitando judicializações, reduzindo valor de mercado e possibilitando um tratamento digno para quem enfrenta a doença.

O secretário de Saúde do estado, Jhony Bezerra, falou sobre a importância da visita e também destacou que a Paraíba reúne todas as condições técnicas para estabelecer a parceria, por meio do Lifesa.

“A gente pôde analisar a capacidade técnica e a expertise dessa indústria. A expectativa é que possamos realizar essa cooperação por meio do Lifesa para, inicialmente, realizar a transferência de tecnologia, que possibilitará a comercialização dos medicamentos para todo o Brasil, e em um segundo momento, a instalação de uma fábrica dessa empresa em nosso estado”, afirmou o secretário.

Da redação com Ascom

Comentários


Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.