A sessão remota da Câmara Municipal de Campina Grande desta quarta-feira (29) teve como foco o debate com o secretário de Saúde do município, Felipe Reul. Durante mais de duas horas ele respondeu a todos os questionamentos feitos pelos vereadores e apresentou um relatório das ações da Prefeitura de Campina Grande no combate da Covid-19 desde o início da pandemia.

A participação do secretário atendeu a um pedido da CMCG. Sua presença na sessão foi através de videoconferência, assim como demais os vereadores durante as sessões remotas semanais. Somente a presidente Ivonete Ludgério e o vice-presidente, Marinaldo Cardoso, estavam presentes no plenário da Casa de Félix Araújo. Toda a sessão foi transmitida ao vivo pela TV CâmaraCG, através do portal da instituição na internet e nas redes sociais.

Muitos dos questionamentos e sugestões apresentadas pelos vereadores já correspondem aos requerimentos que foram aprovados nas últimas sessões remotas. O secretário destacou, entre outros assuntos, a abertura do hospital de campanha na próxima segunda-feira (04). A unidade foi montada ao lado do Hospital Pedro I. Vai oferecer 67 novos leitos, divididos entre enfermaria e UTI’s, para atendimento exclusivo dos casos de Covid-19.

Outro assunto importante foi sobre a reabertura do comércio no Centro da cidade. O secretário afirmou que Campina Grande, de acordo com a situação que se encontra, já possui condições de reabrir o comércio, mas isto deve ser feito de forma gradual. Foram apresentadas várias propostas que já estão sendo discutidas pelo “Gabinete de Crise” e tudo deverá ser decidido após reuniões com o Governo do Estado.

O secretário Felipe Reul lembrou que Campina se encontra hoje numa situação relativamente confortável, em relação ao número reduzido de casos e óbitos, devido às ações pontuais tomadas pela PMCG e de forma antecipada. Além das medidas de isolamento, quarentena e adequação dos equipamentos de saúde, ele lembrou que Campina Grande foi a primeira cidade da Paraíba a adquirir testes rápidos com recursos próprios. De início foram 2 mil testes e na última semana já foram encomendados mais 6 mil.

Da redação com ascom

Comentários


Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.