A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), realizou na última quarta-feira, 14, uma reunião em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) com o objetivo de orientar sobre matrículas para famílias de migrantes venezuelanos e indígenas da etnia warao. Os imigrantes seguem o calendário de matrículas, disponibilizado na semana passada.
A reunião foi realizada conjuntamente com os setores de Apoio às Escolas (DAE), Programa Saúde na Escola (PSE) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para informar sobre o primeiro acesso e permanência dos estrangeiros em escolas e creches da Rede Municipal de Educação.
A advogada da equipe de acompanhamento ao migrante da Semas, Samara Almeida, explica a situação atual do povo warao que mora em Campina Grande.
“A nossa acolhida comunitária iniciou em 2020, ainda na pandemia. Hoje temos uma equipe multidisciplinar que acompanha esses migrantes em vários aspectos para garantia dos direitos sociais e desenvolver a autonomia dessas pessoas enquanto cidadãos da nossa sociedade. Atualmente eles recebem benefícios eventuais, estão incluídos na Educação, têm acesso à Saúde e seu status legal quanto à documentação foi totalmente regularizado”, afirmou.
Calendário de Matrículas
Até 20 de dezembro de 2022: confirmação/renovação de matrículas de estudantes veteranos nas unidades educacionais. Para a confirmação é necessário apresentar a atualização do comprovante de residência e de laudo médico, no caso de estudantes com deficiência.
2 a 14 de janeiro de 2023: transferência de estudantes entre as unidades educacionais da Rede Municipal.
15 a 31 de janeiro de 2023: matrículas de novatos na rede Municipal.
Da redação com Ascom
Comentários
Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.