O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande (Sitrans) integrou as discussões realizadas esta semana em Brasília, nos dias 08 e 09, sobre várias temáticas importantes relacionadas ao serviço, com destaque para o debate sobre o marco legal do transporte público e participação de autoridades como o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.

A 36ª edição do seminário nacional foi promovida mais uma vez pela Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU) e também contou com a presença do deputado federal Diego Andrade, presidente da Frente Parlamentar Mista do Transporte Público, representantes do Governo Federal, secretários de trânsito e mobilidade urbana de municípios brasileiros e os principais especialistas na matéria.

“É consenso mundial que a mobilidade sustentável passa pelo transporte público coletivo, peça central em qualquer sistema organizado de deslocamentos urbanos e um fator essencial para o bom funcionamento na qualidade de vida da cidade”, afirmou o presidente do Conselho diretor da NTU, João Antônio Setti Braga, logo na abertura do evento.

O senador Rodrigo Pacheco, por sua vez, falou sobre a necessidade de uma atenção especial à pauta, levando em consideração o impacto do serviço sobre a vida das pessoas e o caráter de direito social, previsto na própria Constituição Federal, que o transporte possui.

“O transporte coletivo de passageiros é um serviço público essencial, direito do cidadão, não é uma atividade puramente de mercado que se auto regula, se auto determina. Então, tenhamos muita responsabilidade nesta abordagem, porque não é um protecionismo do setor, é um protecionismo do próprio cidadão brasileiro e da constituição”, encerrou.

Comentários


Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.