O Plenário do Senado comemorou nesta sexta-feira (2), em sessão especial remota, o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino, comemorado anualmente em 27 de junho. O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que pediu a homenagem, presidiu a reunião e destacou a importância das festas juninas e de seus fãs e participantes para a vida cultural e social do país.
Também participaram da homenagem os senadores Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e Nilda Gondim (MDB-PB).
Veneziano afirmou que as festas juninas têm grande importância econômica.
— Nós, aqui do Nordeste, bem sabemos o quão importante ela é, o quanto ela envolve. Nos campeonatos, nos torneios, nos congressos em que as nossas quadrilhas, com os seus participantes, estão a embelezar e a levar essa cultura fortíssima da nossa região, que são os festejos. E, dentro desses festejos, uma das mais empolgantes referências é exatamente a quadrilha junina. Eu tive a honra, a grande honra, de ter sido prefeito de Campina Grande por oito anos. E Campina Grande celebra, com o respeito que todas as demais outras cidades também sempre haverão de ter, uma festa gigantesca! São 30 dias. A gente lamenta que, em razão destas deploráveis situações de não podermos brincar, não estamos a realizar o maior São João do mundo. E a gente sabe exatamente o quão importante é essa festa — disse Veneziano.
A senadora Nilda Gondim disse esperar que os brasileiros voltarão a comemorar as festas juninas.
— Todos os anos, na época da gestão de Veneziano prefeito, nós fazíamos também os casamentos juninos. Eram 100…, 120 casais, casando no dia de São João. Era a coisa mais linda! Mas eu tenho fé e acredito que haveremos de voltar a festejar o São João, o São Pedro, o Santo Antônio, com esse entusiasmo que faz parte do nordestino e do brasileiro. Como está fazendo falta, não só falta pela beleza, pela alegria contagiante, mas falta também porque era uma forma de ajudar a todos os quadrilheiros, a todos. As nossas quadrilhas, tão lindas, que se apresentavam com tanto encanto, com tanta beleza — disse Nilda Gondim.
Da redação com Agência Senado
Comentários
Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.









