A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) manifestou o agradecimento da entidade ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela implementação da tradução das orientações para utilização das urnas eletrônicas por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Em carta de agradecimento endereçada ao presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, a instituição ressalta a satisfação dos eleitores surdos brasileiros com a promoção da inclusão dessa comunidade no processo eleitoral.
O documento é assinado pelo presidente da Feneis, Antônio Campos de Abreu, e pela coordenadora social da instituição, Laís Cristiane Monteiro Drumond. O agradecimento é extensivo aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Nas Eleições Gerais de 2022, foram aprimorados os softwares já existentes e instalados novos recursos nas urnas, entre eles, a tradução em Libras e um vídeo feito por uma intérprete de Libras, exibido na tela do aparelho, em que a tradutora indica a eleitoras e eleitores qual cargo está em votação.
TSE
Comentários
Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.









