Curitiba- PR- Brasil- 24/10/2016- O o juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, durante sessão especial na Assembléia Legislativa do Paraná (ALEP). Foto: Pedro de Oliveira/ ALEP

O senador Sergio Moro (União-PR) criticou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por visitar a ex-presidente da Argentina que está em prisão domiciliar. A manifestação de Moro ocorreu em Plenário na quarta-feira (8), cinco dias após Lula visitar Cristina Kirchner, condenada pela Justiça argentina por corrupção.

Moro lembrou também que o governo federal concedeu asilo diplomático à ex-primeira-dama do Peru, condenada a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro. Em abril, um avião da Força Aérea Brasileira trouxe a ex-primeira-dama ao Brasil, onde ela não cumprirá a pena. 

Para Moro, os episódios contrastam com as críticas de Lula ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por este ter acusado a Justiça o Brasil de perseguir o ex-presidente Jair Bolsonaro.

— [Lula está] deixando de se olhar no espelho. Ele mesmo, há pouco tempo, além de promover o resgate da primeira-dama do Peru, realizou esse abraço e essa afronta à Justiça da Argentina ao argumentar que Cristina Kirchner seria vítima de alguma espécie de perseguição. Vimos Lula escolhendo, em vez de prestigiar os acordos do Mercosul, em vez de buscar uma relação harmoniosa com a contraparte argentina, realizar um gesto de provocação infantil — disse o senador.

Agência Senado

Comentários


Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.