A extensão rural continuada oferecida pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), tem proporcionado aos agricultores familiares da Paraíba a expansão e melhoria da produção agrícola, ajudando a conquistar mercado para seus produtos, além de aumentar a renda, garantir a estabilidade financeira e ter uma melhor qualidade de vida.

Família com esse perfil reside na Comunidade Rural Olho D’água, Distrito de Muquém, no município de Areia, no Brejo paraibano. O agricultor familiar Elisandro Cruz e a esposa dele, Rosa Dias, depois de retornarem da cidade de São Paulo, há 11 anos, começaram a investir na agricultura. A assistência técnica continuada oferecida pela Empaer mudou a vida deles. 

Comercializando a produção de hortaliças, fruteiras e derivados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para o município, a família de agricultores comemora os benefícios obtidos com a extensão rural. No ano passado, o produtor rural comercializou mais de R$ 100 mil em produtos da agricultura familiar.

Para o agricultor, os programas sociais do governo foram o divisor de águas e, de modo especial, a presença da Empaer na orientação e no acompanhamento da produção e comercialização, que também orienta na condução de outras ações. O acesso à placa solar trouxe benefícios e redução nos custos da energia para a irrigação.

Da redação com Ascom

Comentários


Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.