Somados, os valores gastos por 25 deputados estaduais, na locação de 60 veículos, no mês de setembro deste ano, perfazem R$ 226.700,00. Os dados estão disponíveis para a consulta da população do portal do Tribunal de Contas.

O cálculo não inclui os gastos com combustíveis, cujo ressarcimento também está previsto na Verba Indenizatória de Apoio Parlamentar (VIAP), instituída pela resolução 1.686/2016 na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Entre os modelos de veículos mais locados estão Trailblazer, Amarok, Spin, Hilux, Nissan Frontier, Corolla, Sandero e Strada. Em setembro, mês utilizado como referência para esta análise, boa parte dos deputados estava em campanha nas eleições gerais.

O custo operacional mensal de um deputado na Paraíba é de R$ 165.322,00 (Cento e sessenta e cinco mil, trezentos e vinte e dois reais). A soma inclui o subsídio mensal do agente público, a verba indenizatória que cobre as despesas realizadas pelo parlamentar e a verba de gabinete para contratar até 26 prestadores de serviço.

Como representante do povo na Assembleia Legislativa, a principal função do mandatário é legislar. Cabe a ele propor, emendar ou alterar os projetos de lei que representem os interesses da população, desde que eles não entrem em conflito com as normas federais ou municipais.

Comentários


Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.