O candidato João Azevedo (PSB) promete a implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Campina Grande, caso seja eleito para o cargo de Governador da Paraíba. O compromisso consta no documento de propostas entregue à Justiça Eleitoral, porém não há um detalhamento sobre a fonte dos recursos para a possível implantação.

O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) é um pequeno trem urbano movido à eletricidade. O meio de transporte também é comparado aos antigos bondes, porém é mais rápido e faz menos paradas durante o trajeto. Este veículo pode carregar até quatro vezes mais pessoas do que um ônibus pela metade do custo da implantação de uma linha de metrô, já que não possui paradas subterrâneas.

A primeira linha de VLT brasileira foi implantada no sertão nordestino, ligando Crato à Juazeiro do Norte, no Ceará. O metrô do Cariri, como é chamado por lá, foi inaugurado em 2009. Entre as vantagens estão a diminuição da poluição sonora, a pontualidade (com poucas paradas o trem trafega mais facilmente), integração com outros meios de transporte, o conforto interno e a baixa ou nenhuma emissão de CO² e poluentes.

Comentários


Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.