A espera de anos por uma cirurgia chegou ao fim para mais 130 paraibanos neste final de semana. É que eles foram contemplados com intervenções cirúrgicas, por meio do programa Opera Paraíba, no último plantão.
Foram 105 procedimentos feitos no Hospital Regional de Pombal, no sertão do estado, e mais 30, no Hospital de Trauma, em Campina Grande. Foram realizadas cirurgias gerais e ginecológicas (cirurgias de vesículas, hérnias, ovários e miomas).
A dona de casa Maria Lúcio Ferreira de Araújo, de Desterro, esperava por uma cirurgia de histerectomia há 10 anos, e está agradecida pelo procedimento. “Graças a Deus eu estou realizando meu sonho, porque eu sofria muito. Já tinha andado por várias cidades e não conseguia. Vocês estão de parabéns”, revelou.
A lista dos pacientes que participam do programa sempre é encaminhada à Secretaria de Estado da Saúde pela gestão municipal e pela rede hospitalar.
Só neste mês de setembro, o Opera Paraíba contabiliza 716 procedimentos oftalmológicos e mais de 260 cirurgias gerais. No mês de agosto, quando foi retomado, o programa realizou 858 cirurgias.
Até o final de outubro, a meta é fazer 3.500 cirurgias nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia, proctologia e cirurgia geral.
Da redação com ascom
Comentários
Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.









