Ao longo das legislaturas na Câmara campinense nove mulheres se destacaram ao desempenhar o papel de vereadoras e cumprir com eficiência os seus mandatos. A primeira foi Maria Dulce Barbosa, ela era professora e assumiu o cargo na primeira legislatura da cidade, de 1947 até 1951.
Maria Lopes Barbosa foi a segunda mulher que exerceu o cargo como vereadora em Campina Grande. Ela foi a primeira a presidir a Câmara e a exercer interinamente o cargo de prefeita. Como representante do povo na Casa, ela teve sete mandatos.
Durante a 9ª Legislatura, a advogada e suplente Tereza Braga foi empossada para exercer o cargo de vereadora e lutar pelos direitos sociais. Já em 1997 a Câmara empossou pela primeira vez duas mulheres no parlamento, a sindicalista Cozete Barbosa e a médica Gealanza Guimarães, que seguiram com seus mandatos até o ano 2000.
A atual deputada estadual da Paraíba, Daniela Ribeiro (PP), também deixou sua marca registrada na Câmara de Vereadores. Ela assumiu o cargo de 2009 até 2011. Assumiram como suplentes no final de 2014 Lourdes Costa e Milana Sales (Tia Mila) e, com rendimento consistente, tiveram uma participação exemplar nos meses que exerceram o mandato.
A Câmara Municipal de Campina Grande tem atualmente a vereadora Ivonete Ludgério como presidente. A vereadora do PSD representa e fortalece a liderança das mulheres campinenses no parlamento municipal desde 2005, buscando mais direitos e abrindo oportunidades para igualdade.
Comentários
Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.