Com projeção de alta mais uma vez bem acima da média regional e do País, o Produto Interno do Bruto (PIB) da Paraíba terá a 2ª maior taxa de crescimento do Nordeste e a 6ª entre os 26 Estados e o Distrito Federal.

Os dados são da primeira projeção do PIB, conforme o estudo da Resenha Regional de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil, publicado neste mês de fevereiro.

Segundo o estudo do Banco Brasil, o PIB da Paraíba vai expandir 3,5% neste ano, e deverá crescer mais uma vez acima da média do Nordeste (2,2%) e do Brasil (2%).

A taxa da expansão fica atrás apenas do Ceará (3,8%) no Nordeste e figura no ranking dos seis Estados que mais vão crescer em 2026: Rio Grande do Sul (4,6%), Roraima (4,5%), Amapá (4,5%), Ceará (3,8%), Rondônia (3,6%) e a Paraíba (3,5%).

CONSTRUÇÃO CIVIL E SERVIÇOS SERÃO PILARES – Segundo a análise, os dados de atividade econômica mostram “destaque nos setores de comércio e serviços, tendência que deve continuar em 2026, ainda que em ritmo moderadamente inferior ao observado no ano anterior, mas os setores da construção civil e serviços deverão ser os pilares do crescimento da Paraíba, colocando o estado entre os dois maiores avanços do Nordeste no período”, destacou.

PIB DE SERVIÇOS É DESTAQUE NA PROJEÇÃO – O PIB do setor de Serviços da Paraíba, que engloba os segmentos do comércio, da administração pública, de todos segmentos de serviços, terá uma projeção de 3,7%; além de destaque terá a maior taxa de crescimento entre os três setores avaliados e crescendo acima da média do Nordeste (2,2%) e do País (2,1%).

Da redação com Ascom

Comentários


Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.