Uma nova era na celeridade processual do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) começou a se consolidar com a chegada do Pix Judicial. A tecnologia foi implementada com trabalho desenvolvido em conjunto por técnicos do TJPB e do Banco de Brasília (BRB), com treinamento intenso dos servidores do Judiciário em todas as regiões da Paraíba para a implantação e funcionamento efetivo do sistema.
A nova tecnologia vem transformando a forma como os pagamentos são feitos na fase de execução dos processos, reduzindo drasticamente o tempo entre a emissão do alvará judicial e o recebimento dos valores pelos beneficiários.
A adoção do Pix como ferramenta de pagamento deu uma nova dinâmica ao Judiciário paraibano: entre 1º de abril e 24 de julho de 2025, foram processados 28.394 alvarás judiciais, totalizando R$ 257.055.887,31. Os dados são do BRB, responsável pela gestão dos depósitos judiciais no estado.
O desembargador Fred Coutinho destaca a eliminação de burocracias e a aceleração da etapa final do processo: “O TJPB reforça seu compromisso com a modernização da Justiça e a efetividade no cumprimento de decisões. A inovação do Pix Judicial surge, assim, como ferramenta estratégica para aproximar o cidadão do resultado prático de seu direito reconhecido em juízo”.
TJPB
Comentários
Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.