Em pronunciamento, na quarta-feira (7), o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou os seis anos em vigor da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146, de 2015). Segundo Paim, que foi autor do projeto nos anos 2000, quando era deputado federal, o estatuto integra uma transformação social onde a visão assistencialista dá lugar ao protagonismo das pessoas com deficiência na busca por direitos.

Paim ressaltou, também, que embora tenham sido muitas as conquistas do estatuto, ainda são inúmeros os desafios a serem superados. De acordo com o senador, a pandemia de covid-19 provocou alguns desafios, principalmente no campo trabalhista. Conforme ele, dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) afirmam que, em 2020, o desemprego teve um aumento de 30% no segmento das pessoas com deficiência.

Agência Senado

Comentários


Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.