A Gerência Operacional da Política da Causa Animal conta agora com uma sede própria. O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inaugurou, na última sexta-feira (27), o prédio que abriga a unidade, localizado na Avenida Dom Pedro II, ao lado da 1ª Gerência Regional de Saúde.
A Gerência Operacional da Política da Causa Animal tem o objetivo de promover os direitos, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos animais, além de formar uma sociedade mais consciente e responsável em relação aos cuidados e proteção. A iniciativa visa garantir acesso aos serviços veterinários essenciais, com foco na castração, nas ações de educação em saúde, na vacinação (ofertada pelo SUS) e no tratamento de doenças.
De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, foram investidos mais de R$ 204 mil para a reforma do prédio. Ele explica que o Governo da Paraíba e a SES estão assumindo o compromisso com a causa animal, implantando a gerência que está vinculada à Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da SES.
A criação da Gerência Operacional da Política da Causa Animal prevê a implantação de dois castramóveis para atuarem junto aos profissionais credenciados para promoção de castrações de maneira itinerante em todo o estado.
As ações de controle populacional de cães e gatos em situação de abandono serão realizadas por meio do credenciamento de clínicas veterinárias para castração de felinos e caninos. A Gerência também preconiza a implantação do Disque Denúncia para comunicar maus-tratos e abandono de cães e gatos, por meio do 0800.
Da redação com Ascom
Comentários
Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.