A Central de Transplantes da Paraíba registrou, na última segunda-feira (17), a oitava doação de múltiplos órgãos em 2025. A doação ocorreu no Hospital de Trauma de João Pessoa e contou com a doação de fígado, rins e córneas.
O paciente doador era um jovem de 21 anos, vítima de afogamento, cujo gesto da família tirou mais cinco pessoas da lista de espera e deu uma segunda chance de vida para elas. Além disso, essa foi a quinta doação registrada no Hospital de Trauma em 2025.
A doação só aconteceu após a confirmação da morte encefálica e permissão familiar. O transporte dos órgãos contou com o apoio logístico de uma aeronave da FAB e de um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, garantindo que os órgãos fossem encaminhados rapidamente para os receptores.
Sem doadores compatíveis na Paraíba, os órgãos doados foram encaminhados para receptores de outros estados, seguindo os critérios de urgência e compatibilidade. O fígado seguiu para Minas Gerais, os rins para São Paulo e Rio Grande do Norte, e as córneas permaneceram na Paraíba.
Este ano, 13 transplantes foram realizados, e ainda aguardam na lista de espera no estado 768 pessoas, sendo três para coração, 38 para fígado, 206 para rim, e 521 para córneas.
Da redação com Ascom
Comentários
Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.