Em pronunciamento na terça-feira (14), o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) defendeu a aprovação da PEC 12/2022, que prevê o fim da reeleição para os cargos do poder Executivo (presidente da República, governador e prefeito). O texto, de autoria de Jorge Kajuru, também aumenta de 4 para 5 anos o tempo de mandato para quem ocupar esses cargos a partir de 2026.
Instituída no país em 1997, a reeleição, na opinião do senador, vai de encontro à tradição republicana brasileira e reforça o personalismo político e a preocupação de preservação do poder por parte de quem vai tentar se manter nos cargos.
Segundo ele, o mandatário que vai tentar a reeleição se aproveita do cargo para apresentar propostas eleitoreiras, gerando uma distorção no processo eleitoral por desequilibrar a disputa entre os candidatos e, com isso, enfraquecendo o princípio da alternância de poder.
Agência Senado
Comentários
Os comentários aqui realizados não expressam a opinião do editor. Representam, tão somente, o exercício constitucional da liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.